top of page

NOOR – Mouraria Light Walk

Um percurso de arte e luz nas noites da Mouraria
18 a 20 de Julho 2013

A three-day light festival in the streets of Mouraria neighbourhood, Lisbon. Designed by various artists, the installations were all inspired by local history and conceived in collaboration with dwellers. The festival attracted over 8000 people to an area usually avoided and considered unsafe especially at night.

NOOR – Mouraria Light Walk foi um percurso de arte e luz que propôs ao público um novo olhar sobre o bairro da Mouraria. NOOR, que em árabe significa luz, apoia-se numa perspetiva histórica sobre o bairro da Mouraria, tendo um cariz etnográfico e participativo através do envolvimento da comunidade. O bairro da Mouraria foi um dos primeiros guetos muçulmanos da história europeia. Construída de costas viradas para o rio Tejo e portanto sem sol na maior parte do dia, as suas ruelas obscuras tornaram-se sinónimo de atividades ilícitas e vida boémia. Esta intervenção, baseada em efeitos de luz, convida a novas perspetivas e diálogos com as dimensões invisíveis e esquecidas de um bairro ao mesmo tempo popular, tradicional e multicultural, que na sua diversidade interna encontra a sua identidade.

O percurso do NOOR – Mouraria Light Walk previu etapas ligadas a elementos significativos do património material e imaterial do bairro, sublinhadas por instalações e intervenções de diferentes artistas. As igrejas ao longo do percurso ficaram abertas durante o evento, e o Largo da Rosa acolheu concertos, V-jamming, laser graffiti e espaço lounge. 

 

Esta acção foi promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, co-financiada pelo FEDER, e patrocinada pela AURALight e pela SBXLed. Toda a informação sobre este evento encontra-se na página de facebook do NOOR: www.facebook.com/mourarialightwalk

 

 

 

 

bottom of page